Guardião do PT

Lula sinaliza que vai apoiar a reeleição de Dilma em 2014

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou, durante o 4º Congresso Nacional do PT, que apoiará a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. “Oito meses de governo é muito pouco para quem vai governar esse País por oito anos”, afirmou, dizendo-se “muito orgulhoso” de sua sucessora e pedindo à população tempo para que apareçam as realizações do governo Dilma.

Sobre os confrontos com aliados – que levou à saída do PR da base de apoio do governo – Lula citou as lideranças presentes de outros partidos, como o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. E avisou a Dilma que ela não estará sozinha, apesar dos desentendimentos com alguns aliados: “Tenha certeza de uma coisa, Dilma, aqui neste palanque não tem mar revolto, não tem vendaval, não tem vulcão que você não possa vencer, conte conosco”. Não havia liderança do PMDB – partido do vice-presidente, Michel Temer – presente no encontro.

Lula se declarou favorável à realização de prévias partidárias. No entanto, destacou que defende que as prévias sejam realizadas ou não, “de acordo com a realidade política de cada região”. Lula trabalha para que não haja prévias em São Paulo, onde ele deseja que o ministro da Educação, Fernando Haddad, seja o candidato à prefeitura. Por fim, Lula deu, publicamente, seu aval para que o partido aprove uma moção de desagravo ao ex-ministro José Dirceu.