O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, de baixar o nível da campanha e transformar sua família em vítima com o episódio da quebra do sigilo fiscal de sua filha, Verônica Serra. Durante comício realizado em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, Lula questionou se o vazamento do sigilo fiscal de Verônica realmente ocorreu e relacionou o caso a uma tentativa de virar o jogo eleitoral, até agora favorável a sua candidata, Dilma Roussef (PT). As violações fiscais, de Verônica e de outros integrantes do PSDB, foram comprovadas pela comissão de investigação da Corregedoria da Receita Federal.

continua após a publicidade

“Cadê esse tal de sigilo que não apareceu até agora? Cadê o vazamento das informações?”, disse. “Mentira tem perna curta e quando as pessoas começam a mentir descaradamente e a procurar alguém para responsabilizar pelo seu fracasso, aí a coisa não fica bem”, afirmou. “Ninguém precisa baixar o nível da campanha e tentar transformar a família em vítima”.

Em seu discurso, Lula pediu votos para Dilma e tripudiou Serra. “Aí sim nosso adversário vai ficar nervoso. Se tomar uma surra da Dilma em Guarulhos e em São Paulo”, disse. “Vamos ganhar essa eleição sem ofender uma vez nosso adversário”.

Sem citar o nome de Serra, Lula disse que sua campanha na TV está pesada e rasteira”. “O bicho anda com uma raiva que eu nem sei de quê. É próprio de quem não sabe nadar e quando cai na água fica se debatendo até morrer afogado”, afirmou. Por outro lado, Lula afirmou que a propaganda de Dilma na TV reproduz a tranquilidade da campanha e da adversária. “É por isso que nosso adversário está nervoso e é importante ele lembrar que o povo não gosta de ver gente nervosa na TV”.

continua após a publicidade

Dilma Roussef tinha presença confirmada no comício, mas comunicou ao presidente Lula, na noite de ontem, que permaneceria em Porto Alegre para acompanhar os exames a que sua filha, Paula, está se submetendo nos últimos dias que antecedem o parto de seu filho Gabriel.

Lula não explicou, durante o comício, porque usou uma tipoia no braço esquerdo. Segundo apurou o Grupo Estado, o médico do presidente Lula decidiu colocar a tipoia no presidente devido a uma tendinite. Há três dias, Lula vinha se queixando da dor e piorou nesta manhã. Lula também sofre de bursite, mas no ombro direito.

continua após a publicidade