Lula quer consolidar políticas sociais em projeto de lei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que pretende enviar ao Congresso Nacional até o final do ano projeto de lei para consolidar as políticas sociais implementadas no País. “Quero convocar uma reunião da área social, junto com alguns especialistas, porque vamos começar a trabalhar na consolidação das políticas sociais”, disse.

Segundo o presidente, é importante que o projeto vá ao Legislativo ainda em 2009 porque, de acordo com o presidente, se a proposta ficar para 2010, corre o risco de ser taxada de eleitoreira.

“Se for no ano que vem vão dizer que tudo o que mandarmos é eleitoral”, comentou o presidente, ao encerrar a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Itamaraty.

Lula voltou a fazer críticas à imprensa e disse que, no auge da crise econômica, “se tivesse de tomar medidas a partir das manchetes dos jornais, teria pedido asilo político e teria ido embora porque parecia que o Brasil tinha acabado”, disse ele, afirmando que o que mais houve no final do ano passado foi uma forte crise de confiança que gerou, na sua visão, ações precipitadas.

Para o presidente, o último resultado do PIB poderia inclusive ser um pouco maior se não tivessem ocorrido decisões precipitadas no final do ano passado e começo deste ano.