Lula pede ‘moderação’ à Unasul para debater base militar

O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, informou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que os líderes da União de Nações Sul-americanas (Unasul) adotem, na reunião prevista para sexta-feira em Bariloche, na Argentina, um tom de “diálogo” e de “moderação” em relação à polêmica criada pelo anúncio da ampliação da presença de forças militares dos Estados Unidos na Colômbia. “O presidente Lula confia e aposta no diálogo para aliviar as tensões na região. O Brasil espera um tom moderado”, disse Baumbach.

Ao mesmo tempo, o porta-voz informou que o governo brasileiro considera que a Colômbia e os EUA ainda não forneceram garantias jurídicas de que as forças militares norte-americanas não serão utilizadas para outros fins que não os de combate ao tráfico de drogas em território colombiano. “Não foi dada nenhuma garantia concreta, não foi dado nenhum passo concreto para estabelecer essas garantias”, disse.

O porta-voz acrescentou que o governo brasileiro avalia que questões como “armamentismo” na América Latina e acordos de países da região com “potências extrarregionais” também têm força para criar tensões durante encontro de Bariloche. “É óbvio que não existe uma corrida armamentista na região, que é uma região de paz, mas é necessário que se discutam esses assuntos com transparência, para se evitar uma escalada armamentista.”

A uma pergunta se suas declarações estavam relacionadas à aquisição de armas russas pela Venezuela, o porta-voz respondeu que “todos os assuntos devem ser discutidos com transparência”, inclusive o processo de negociação do Brasil com a França para aquisição de um submarino nuclear. “É preciso dar um pontapé inicial para resolver as tensões. É preciso baixar a febre do doente. O presidente Lula deseja que os ânimos se acalmem”, afirmou Baumbach.

O porta-voz disse que ainda será realizado o encontro que Lula pretende promover entre os dirigentes da Unasul e o presidente dos EUA, Barak Obama. A ideia inicial era a de que essa reunião ocorresse em setembro. Mas, segundo o porta-voz, a data ainda não foi definida “por questões de agenda”. O presidente Lula embarca para Bariloche amanhã à noite.