Lula pede a PT que aguarde apoio do PSB

Por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT vai esperar até o fim do mês – quando termina o prazo para as convenções partidárias – pelo apoio do PSB e do PC doB, mesmo que não seja oficial.

"São nossos parceiros naturais. Queremos o apoio dos dois partidos, mesmo que político e informal", disse o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). "O PT entende a necessidade que cada partido tem de fazer alianças diferentes nos estados."

Nesse caso, o PT teria apenas 6 minutos à tarde e 6 à noite de programa eleitoral no rádio e na TV. Com PCdoB e PSB, poderia chegar a 9 minutos, tempo igual ao da aliança PSDB/PFL do candidato Geraldo Alckmin. Mas o PT parece não se importar com a diferença. "Se os dois partidos não vierem, ficaremos com os 6 minutos. Não é nenhuma tragédia. Já cansei de fazer campanha contra partidos que tinham muito mais tempo e vencer a eleição", disse Berzoini.

Para ele, o programa de rádio e TV é muito importante. Mas deve ter o tamanho certo. "Não pode ser uma coisa relâmpago nem ser grande demais a ponto de cansar o público. Acho que o tempo que temos está bom. O que vale é ter um programa de qualidade e um candidato que se comunica com os eleitores", afirmou ainda o presidente do PT. Ele disse que Lula somente anunciará que é candidato no sábado, na convenção nacional do PT.

Voltar ao topo