Lula oferece vice e poder para o PMDB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu formalmente ao PMDB a vaga da vice-presidência da República na chapa do PT. O convite foi feito ao presidente do PMDB de São Paulo e ex-governador, Orestes Quércia, em encontro hoje no Palácio do Planalto.

Quércia disse que o PT leva vantagem na oferta de uma aliança nacional com o PMDB, porque foi quem ofereceu a vice-presidência. Ressaltou, no entanto, que nada pode ser definido agora, pois, pessoalmente, Quércia é favorável à candidatura própria. A candidatura de Pedro Simon (RS) está em discussão.

Para o ex-governador, uma eventual aliança com o PT em São Paulo só deverá ocorrer se houver acordo nacional com o PMDB. Isto porque, explicou, o PT não teria o que oferecer ao PMDB caso a aliança fosse apenas no Estado. O partido já tem um candidato ao Senado – Eduardo Suplicy (PT-SP) – e a chapa de vice ao governo estadual não interessa ao PMDB paulista. A tendência, segundo Quércia, é de que o PMDB se alie ao PSDB, que pode lhe oferecer a vaga ao Senado, de que lance candidatura própria ao governo federal e ao governo do Estado.

Voltar ao topo