Lula leva a São Bernardo-SP tudo que ganhou em 8 anos

O ex-presidente Lula ainda não recebeu toda sua mudança de Brasília para São Bernardo do Campo (SP) – os últimos caminhões com os pertences do presidente só sairão da capital amanhã. No total, serão usados 11 caminhões – dos quais um climatizado para adega – para transportar 1.403.417 fotos, cartas, vídeos, presentes, livros.

Pela Lei 8.394 de 30 de dezembro de 1991, apesar de a coleção ter sido formada ao longo da Presidência, agora tudo pertence a Lula como pessoa física. No Departamento de Documentação Histórica da Presidência, era possível, até semana passada, encontrar fotos de família de Lula, a primeira bandeira do PT, costurada por Marisa Letícia, e até uma camisa estampada que o ex-presidente usava na juventude.

No entanto, a lei determina também: “Ao final do mandato presidencial, os documentos tratados pela Secretaria de Documentação Histórica do Presidente da República serão entregues ao titular.” E, assim, tudo está de mudança para São Paulo – incluindo presentes dados a Lula por chefes de Estado, obras de arte, joias caras, bebidas, cartas e presentes de populares. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.