Lula: ‘fiquei com dó do Obama e do Zapatero’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não para de comemorar a escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Ao participar nesta noite de uma solenidade comemorativa do Dia Nacional de Combate a Cartéis, no Ministério da Justiça, Lula chegou a brincar com a derrota das candidaturas de Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). “Depois da vitória do Rio, eu fiquei com dó do (Barack) Obama e do (José Luis) Zapatero”, disse o presidente, referindo-se ao presidente dos Estados Unidos e ao primeiro-ministro espanhol, que defenderam seus países.

Sobre a candidatura de Tóquio, Lula chegou a dizer que o Japão “foi lá para marcar tabela”. Ele confidenciou que ficou “preocupado” quando soube que Barack Obama iria até Copenhague para defender a candidatura de Chicago.

“Fiquei preocupado quando Obama chegou a Copenhague. A nossa vantagem é que os Estados Unidos tinham realizado quatro Olimpíadas de verão e quatro de inverno”, disse.

Lula disse ainda que, nos últimos dois anos, fez uma grande campanha pelo Rio, mandando cartas para delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI) e presidentes de outros países e marcando encontros. Na avaliação de Lula, a candidatura do Rio ainda foi beneficiada porque muitos países europeus pretendem apresentar candidaturas para realizar os Jogos Olímpicos de 2020 e, portanto, decidiram não votar em Madri para 2016.

Por fim, o próprio presidente disse que agora é preciso trabalhar para realizar os Jogos. “Está na hora de parar de festejar a vitória e trabalhar, mostrar que um país pobre pode fazer uma Olimpíada”, disse.

Lula encerrou o discurso dizendo que o Brasil corre “um gostoso perigo” de chegar em 2016 como a quinta economia do mundo.