Lula em Foz para o encontro do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Paraná, amanhã para participar, em Foz do Iguaçu nesta “Rodada de Integração Produtiva de Governadores e Prefeitos do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCRR): Eixo, Sul”.

A reunião, promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), será no Parque Tecnológico Itaipu.

Além de Lula, participam do encontro os ministros José Múcio Monteiro, da Secretaria de Relações Institucionais, Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Luiz Barreto, do Turismo, além de quatro governadores: Roberto Requião (PMDB), do Paraná; Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina; Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul; e André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul. Estão inscritos para o evento, ainda, 40 prefeitos do Sul do Brasil, da Argentina e do Paraguai e representantes das províncias e departamentos desses dois países.

A rodada já começa hoje, quando governadores, prefeitos e outras autoridades (num total de 300 pessoas) vão assinar acordos de cooperação e discutir propostas para o Mercosul.

Entre elas, estão sugestões para o turismo, como a integração das principais rotas turísticas e a criação do Selo Mercosul de Turismo, para regular e controlar a qualidade dos estabelecimentos turísticos.

Os participantes do encontro deverão definir, também, o calendário de Encontros de Comércio Exterior (Encomex) no âmbito do Mercosul e discutir a criação de uma rede de pesquisa e tecnologia agropecuária entre institutos nacionais e regionais, entre eles a Embrapa. A iniciativa é uma parceria com o Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur).

Já na sexta-feira, com a participação do presidente da República, de ministros e dos governadores dos estados do Sul e do Mato Grosso do Sul (que faz parte do Codesul), serão assinados os Acordos de Cooperação e Recomendações ao Mercosul.

Também serão apresentadas as iniciativas de apoio aos governos locais e regionais para o comércio exterior no Mercosul e o relatório sobre integração produtiva agrícola e de turismo. Os resultados do encontro serão levados à Cúpula de Chefes de Estados do Mercosul, em dezembro, em Salvador (BA).

Além do governador Roberto Requião, o Paraná será representado no encontro pelos secretários de Agricultura, Valter Bianchini, de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto e do Codesul, Santiago Martin Galo.

“Esse será o maior encontro do Mercosul já feito no Sul do País. Politicamente, teremos grande número de dirigentes com efetivo poder de decisão, o que é fundamental para conseguir resultados”, disse Santiago.

“É o espaço adequado para que Estados e municípios manifestem seus interesses. Ao final do encontro, os governadores e prefeitos assinam um acordo de cooperação e recomendações ao Mercosul, que será usado na cúpula de 17 de dezembro, em Salvador”, completou.