Lula é mais hábil com Congresso, avalia FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira que Luiz Inácio Lula da Silva teve “mais sorte” durante seu período de governo do que Dilma Rousseff. A declaração foi dada após um questionamento do programa humorístico CQC, que queria saber quem FHC considerava melhor presidente entre os dois petistas.

“Acho difícil uma avaliação desse tipo. O Lula teve mais sorte, pegou a economia crescendo. Ela pegou a economia baixando. O Lula é mais hábil com o Congresso, mas tem uma certa tendência a se aliar com determinados setores que eu acho que a Dilma preferiria não se aliar”, comentou o tucano após palestra no evento GreenBuilding Brasil em que falou de desenvolvimento sustentável.

Sobre a relação entre seu partido e o PT, Fernando Henrique Cardoso disse que gostaria que houvesse entendimento em alguns casos. “Há certas questões que o povo precisa de todo mundo e que não dá pra ficar fazendo picuinha. Infelizmente não é a visão que o PT tem”. Perguntado pelo programa humorístico se o PT “ameaça a democracia brasileira”, FHC disse que não. “Não vou a tanto”.