Lula diz que é necessário discutir Quarta Frota com EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o governo brasileiro, em algum momento, terá de se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para discutir a questão da Quarta Frota da Marinha Americana no Oceano Atlântico, que foi reativada no ano passado para atuar nas Américas do Sul e Central. Lula ressaltou que já havia feito um pedido ao ex-presidente dos EUA George W. Bush para debater o assunto, demonstrando preocupação com a soberania dos países da região.

“Em algum momento, nós vamos ter de conversar com o presidente Obama, porque nós já mandamos uma carta ainda quando era o presidente Bush sobre a questão da Quarta Frota. Mandamos uma carta dizendo que nós não víamos com bons olhos a ideia da Quarta Frota porque me parece que a linha territorial dela é quase que em cima do nosso pré-sal – camada pré-sal, onde foram descobertas grandes reservas de petróleo”, afirmou, durante entrevista coletiva concedida ao lado da presidente do Chile, Michelle Bachelet, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Lula destacou que esse tipo de questão deve ser debatida “com muito cuidado” para não provocar conflito com outros países. Ele se referia também à questão da instalação de uma base militar norte-americana na Colômbia, que tem causado conflitos entre o presidente do país, Álvaro Uribe, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Lula e Bachelet afirmaram concordar com a ideia de discutir o assunto na próxima reunião da União das Nações sul-americanas (Unasul) no dia 10 de agosto em Quito, por meio da convocação dos ministros que fazem parte do Conselho de Defesa da organização.

“Eu e Michelle concordamos que a soberania de um país é intocável e nós não entramos em discussão sobre a soberania de nenhum país”, afirmou Lula. “A mim não me agrada mais uma base norte-americana na Colômbia. A mim não me agrada, mas como eu não gostaria que Uribe desse palpite nas coisas que eu faço no Brasil, eu prefiro não dar palpite sobre as coisas de Uribe. Vamos conversar pessoalmente porque nós temos liberdade e confiança para ter um diálogo livre e aberto no dia 10 em Quito.” A presidente chilena concordou com a afirmação. “O Chile nunca teve uma base norte-americana, mas acho que o momento para falar sobre isso será em Quito. Certamente, muitos países estão inquietos com essa situação”, disse.