Sob custódia da PF

Avião da PF com Lula pousa no Afonso Pena

Lula é trazido para Curitiba por avião da Polícia Federal. Foto: Suamy Beydoun.
Foto: Suamy Beydoun.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, por volta das 22h dese sábado (07). Ele se entregou pouco antes das 19h, e seguiu os trâmites da Polícia Federal. A entrega à Polícia Federal ocorreu após 26 horas do prazo dado pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, para que ele se entregasse.

O ex-presidente deixou o sindicato caminhando, passou por um portão e entrou nas viaturas da Polícia Federal. A partir deste momento, Lula passou a ser considerado preso e iniciou o cumprimento da pena de 12 anos e um mês no caso triplex, determinada por Moro, em uma “sala reservada” na sede da PF em Curitiba.

O comboio da Polícia Federal seguiu do sindicato até a Superintendência da PF em São Paulo. Lá ele fez o exame de corpo de delito e foi encaminhado ao Aeroporto de Congonhas. Por volta das 20h45, Lula decolou em um avião da Polícia Federal para Curitiba.

Dia de tensão

Mais cedo, a saída do ex-presidente em um carro cor prata – acompanhado de seu advogado Cristiano Zanin Martins – foi marcada por forte tensão. Militantes postados no portão de saída do sindicato impediam o deslocamento do automóvel onde está o ex-presidente. “Cercar, sentar e não deixar prender”, entoavam.

Antes de Lula se entregar, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann explicou aos manifestantes por que o ex-presidente deveria se entregar. 

Lula deixou o carro e tornou a entrar no prédio. Depois, retornou ao carro e deixou o local. Às 18h42, saiu à pé para fora do edifício, em meio à multidão que se aglomera, e percorreu até viatura da PF que estava nos fundos da entidade.

Apesar de o magistrado ter imposto ao petista que se apresentasse até às 17h desta sexta-feira, 7, Lula não arredou o pé do sindicato, onde passou duas noites e fez seu último discurso antes do cárcere.

À espera do ex-presidente, a carceragem da Polícia Federal preparou uma sala especial. Moro vetou expressamente o uso de algemas.

Lula se entrega após quase dois dias de negociação intensa. A PF aceitou aguardar que ele presenciasse a missa em homenagem a sua mulher Marisa Letícia e depois se entregasse.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/lula-vai-ser-preso-acompanhe-em-tempo-real-movimentacao-em-torno-da-questao/

Lula embarcou em viaturas da Polícia Federal logo após deixar o sindicato.
Lula embarcou em viaturas da Polícia Federal logo após deixar o sindicato.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.