Lula critica moradores de bairro nobre de São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu entrar na polêmica sobre a abertura de uma estação do Metrô em Higienópolis, bairro nobre da cidade de São Paulo. Em evento no sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), Lula chamou de “preconceituosa” a resistência dos moradores em relação à obra no bairro. “Eu acho um absurdo por que isso demonstra o preconceito enorme contra o povo que anda de transporte público neste país”, disse o ex-presidente, na noite de hoje.

Lula, que foi homenageado pelo sindicato que o projetou para a política nacional, se disse indignado com a polêmica. “Eu sinceramente não posso conceber que uma pessoa que estudou tanto, que uma pessoa que tem posses seja tão preconceituosa e queira evitar que as pessoas mais humildes possam transitar no bairro onde eles moram”, comentou o ex-presidente.

Essa foi a primeira vez que Lula voltou ao Sindicato dos Metalúrgicos desde que deixou a Presidência da República. No evento de comemoração dos 52 anos de existência da entidade, o ex-presidente foi homenageado com o Prêmio João Ferrador (personagem que ficou famosos entre a categoria por difundir mensagens no período da ditadura militar). Além de Lula, foram premiados por promoverem ações cidadãs a educadora Maria Helena Negreiros e a Rede Comunitária de Pré-vestibulares e Educação para Afrodescendentes e Carentes (Educafro).

Durante o evento, que contou com a presença do presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, Lula foi recebido como “nosso eterno presidente”. O ex-presidente da República disse estar feliz em rever os antigos companheiros sindicalistas e que o evento o fazia lembrar da sua participação na entidade. “Tudo o que aconteceu na minha vida, aconteceu neste salão”, disse, ao mencionar que naquele local também conheceu a sua mulher, Marisa Letícia.