Eleições

Lula ainda não desistiu de Osmar Dias

Na próxima segunda-feira, dia 3, o senador Osmar Dias (PDT) tem mais um encontro marcado com o presidente Lula (PT) em Brasília. Vão conversar, entre outros assuntos, sobre as eleições do próximo ano no Paraná.

Lula está obstinado em convencer o senador pedetista a ser o candidato ao governo no Paraná em uma aliança formada pelo maior número possível de partidos da sua base aliada.

O presidente já discutiu a proposta várias vezes com o senador pedetista que também já esteve com a direção estadual do PT para expor o que pensava sobre a possibilidade de romper com o PSDB.

Osmar, entretanto, aparenta ter a expectativa de que os tucanos, atualmente divididos entre o senador Alvaro Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, acabem optando por um pedetista para concorrer ao governo.

Mesmo esperando que o PSDB cumpra a promessa feita no ano passado, quando o PDT apoiou a reeleição de Beto Richa, o senador também mantém o diálogo com o PT.

No PT do Paraná, a avaliação é que se o PMDB concordasse em se juntar ao grupo, o senador já teria fechado um acordo com o presidente da República para fazer “dobrada” com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à presidência da República.

Mas o PMDB resiste a abrir negociação com o senador pedetista. Já lançou a pré-candidatura do vice-governador Orlando Pessuti e flerta com alas do PSDB. Mas com o PDT nunca houve contato. Lula, entretanto, acha que pode mudar as inclinações peemedebistas no Paraná.

Segundo relato de um deputado petista a um deputado peemedebista, o presidente deixou claro que, conquistando Osmar, ele cuidaria pessoalmente do governador Roberto Requião.

Até agora, entretanto, Requião não tem feito concessões em relação ao pedetista. Volta e meia, o governador do Paraná diz que seria uma traição à sua história política se unir ao senador do PDT, que classifica como um aliado do agronegócios no Estado.

Para se contrapor aos ataques, o PDT começou a elaborar uma carta de princípios em que vai listar todos os compromissos que o seu pré-candidato assumirá com o eleitor paranaense na campanha eleitoral do próximo ano.