O relator do pacote de medidas de combate à corrupção na Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), defendeu a aprovação do projeto de lei sobre o tema. Amanhã, o relatório dele deve ser votado na comissão especial da Casa criada para analisar a proposta.

continua após a publicidade

Em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (21), o deputado reconheceu que há um conflito entre parlamentares e a Operação Lava Jato, mas destacou que acredita que a maioria dos deputados está interessada em promover uma discussão contra a corrupção no País. “Centenas de deputados esperam prestar serviços ao Brasil, e prestar serviço ao Brasil é aprovar as 10 medidas contra a corrupção”, disse.

continua após a publicidade

Lorenzoni afirmou que não teme ser destituído da relatoria do processo por causa de interesses de parlamentares que querem a rejeição do texto apresentado por ele na comissão. Até as 11h desta terça-feira (22), ele disse que poderá receber sugestões de alteração do relatório.

continua após a publicidade

Até agora, afirmou, foram feitas “pequenas alterações” no texto. Uma delas, citou, foi deixar mais claro que Ministério Público, Polícia Federal e Comissões Parlamentares de Inquérito poderão propor cooperação internacional em investigações, com a condição da validade do acordo passar por uma figura central no Executivo, como o Ministério da Justiça.