Lobão confirma reunião de Lula sobre royalties

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que participará hoje à noite de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), para tentar chegar a um entendimento em torno da distribuição dos royalties do pré-sal. De acordo com a agenda do ministro, o encontro será no começo da noite no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O parecer do relator do projeto que trata da distribuição dos royalties, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pretende reduzir de 22% para 18% a participação dos Estados produtores. Os governadores dos dois Estados são contra a mudança desse porcentual. Lobão disse que não está confirmada a participação do governador de São Paulo, José Serra, na reunião de hoje com o presidente.

O governo espera chegar a um acordo para votar ainda nesta noite o parecer na comissão especial e levá-lo amanhã ao plenário. O ministro chegou no fim desta manhã ao Senado para participar da comemoração dos 40 anos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) no plenário da Casa.