Líder do PT faz acusação contra Cassio

O vereador Adenival Gomes, líder do PT na Câmara Municipal, denunciou ontem que para acolher funcionários que até o ano passado estavam à disposição do governo estadual, o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), está afastando servidores de carreira da administração municipal.

Segundo ele, no final do ano passado, cerca de três mil funcionários comissionados foram exonerados pelo ex-governador Jaime Lerner (PFL), sendo que a maioria deles é formada por ex-integrantes da administração municipal.

“Com a derrota de Lerner nas últimas eleições, a prefeitura precisa oferecer a esse grupo de pessoas uma nova acomodação na administração pública. Para tanto, servidores de carreira estão sendo sumariamente afastados de suas atuais funções”.

A servidora Marinês Strapasson trabalhava até o início de janeiro como assistente administrativa na Prefeitura. No último dia 9, Marinês foi avisada pela gerência que a partir daquela data estava dispensada da função. “Sem explicação alguma, ordenaram que eu arrumasse de imediato as minhas coisas e procurasse um novo setor através do departamento de recursos humanos”, relata a servidora. “Ainda disseram para que eu fizesse isso rápido, porque haveria muita gente do Estado voltando à Prefeitura.” Na mesma semana, ela descobriu que sua função já havia sido preenchida por uma funcionária proveniente do governo estadual.

“O caso ilustra os efeitos que o ?trem da alegria? do governo estadual rumo à prefeitura pode provocar. Taniguchi está demonstrando todo o seu empenho em acolher aliados exonerados pelo ex-governador Jaime Lerner”, analisa o vereador Adenival Gomes.

Além disso, o vereador petista observa a importância da lei municipal que dispõe sobre o assédio moral na Prefeitura, aprovada no ano passado pela Câmara, mas vetada por Taniguchi. Os vereadores devem analisar o veto do prefeito ao projeto, de autoria do vereador Tadeu Veneri (PT), nas primeiras sessões de fevereiro.

“São necessários critérios claros e objetivos para todas as ações do poder público, que precisam ser sempre motivadas”, explica.

Voltar ao topo