Lewandowski afirma que Brasil vive situação de ‘incerteza e perplexidade’

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, afirmou que o Brasil vive “uma situação de incertezas e perplexidades” na abertura do Encontro Nacional do Poder Judiciário, nesta terça-feira, 24. O evento reuniu presidentes dos 91 tribunais brasileiros sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também presidido pelo ministro.

O ministro pediu união de esforços para que o Poder Judiciário seja “uma prova viva de que os juízes brasileiros estão à altura dos esforços que o povo exige das instituições republicanas” para a superação do cenário atual.

Sem mencionar as investigações em curso sobre escândalos de corrupção no País, o ministro disse que os tribunais ganharam “extraordinária visibilidade na atual quadra em que vivemos”, e que esse deve ser um motivo de orgulho para os juízes, “seja pelo elevado valor social dos objetivos que já alcançamos, seja pelos memoráveis embates que travamos para atingi-los”.

Há duas semanas, Lewandowski causou polêmica ao falar sobre um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff. O ministro declarou em um evento em São Paulo que o País precisa “ter paciência para aguentar mais três anos sem nenhum golpe institucional”, sob pena de retrocesso. A fala dele foi classificada como “um verdadeiro arroubo de retórica” pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna