Lerner no PSB planeja candidatar-se no Rio

O ex-governador Jaime Lerner desligou-se do PFL e filiou-se ao PSB ontem à tarde, no Rio de Janeiro, em reunião com o presidente nacional do partido, Miguel Arraes. De acordo com o diretório nacional do partido, Lerner também transferiu seu domicílio eleitoral de Curitiba para o Rio. Conforme O Estado apurou, o projeto do ex-governador é concorrer à prefeitura carioca em 2004.

Lerner estava no PFL desde 97. Ontem, o ex-governador comunicou a alguns de seus aliados no Paraná, entre eles os deputados estaduais, que havia decidido ingressar no PSB. Após a filiação, o ex-governador reuniu-se com o presidente do PSB no Rio de Janeiro, deputado federal Alexandre Cardoso, para discutir sua participação nas eleições do próximo ano. As informações são do diretório nacional do PSB.

Lerner deixou o PFL sem muitas explicações. Uma das versões é que, ao pretender disputar a eleição no Rio de Janeiro, teve que buscar espaço em outro partido, já que o prefeito César Maia (PFL) irá disputar a reeleição no próximo ano.

Caminhos

Ao mudar seu domicílio eleitoral para o Rio, o ex-governador faz o caminho inverso ao de 88. Naquele ano, Lerner voltou a Curitiba e atropelando prazos da Justiça Eleitoral conseguiu se inscrever, disputar e vencer a eleição para prefeito no processo que ficou conhecido como a “campanha dos 12 dias”.

Lerner encerrava assim uma temporada de dois anos de trabalho no Rio de Janeiro. Ele estava filiado ao PDT e foi contratado por Leonel Brizola, então governador do Rio de Janeiro, para desenvolver projetos na área de urbanismo.

A filiação do ex-governador ao PSB vinha sendo objeto de especulações há alguns dias. No Paraná, as relações entre Lerner e o PSB sempre foram próximas. Durante os oito anos de administração de Lerner, o PSB atuou como linha auxiliar do seu governo.

Comunicado

Antes de acertar sua transferência para o PSB, o ex-governador tentou entrar no PSDB. Há cerca de um mês, Lerner procurou o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), e o presidente estadual do partido, Beto Richa, para deixar claro seu interesse de se filiar ao PSDB.

Mas não voltou a entrar em contato. De acordo com os tucanos locais, o ex-governador estava tentando negociar sua filiação com lideranças nacionais do partido, entre elas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ontem, Lerner telefonou a Brandão para informar que estava indo para o PSB.

Voltar ao topo