Lerner envia projeto de reforma à Assembléia

O governador Jaime Lerner (PFL) encaminhou ontem para a Assembléia Legislativa o projeto de reforma administrativa formulado pela equipe de transição do governador eleito, senador Roberto Requião (PMDB).

Para acomodar o desenho do futuro governo, está sendo proposta a criação das secretarias de Justiça e Cidadania (atualmente está anexada à Segurança) e do Turismo (que funciona junto à Secretaria da Indústria e Comércio). A minirreforma será votada até o final da semana.

Conforme o projeto, no novo governo, a Secretaria da Indústria e Comércio será chamada de Indústria, Comércio e Mercosul. Na prática, Requião está resgatando o organograma que vigorava antes das sucessivas reformas feitas por Lerner durante seus oito anos de mandato.A mensagem extingue as secretarias da Criança e do Emprego e Relações de Trabalho e unifica as duas pastas na futura Secretaria da Criança, Emprego e da Promoção Social.

Conforme o projeto, também fica extinta a secretaria de Governo, cujas atribuições serão assumidas pela Casa Civil. A mensagem prevê ainda a extinção dos cargos de secretário, diretor-geral e chefe de gabinete das pastas extintas e a criação dos mesmos cargos nas novas secretarias. O projeto também coloca à disposição do Executivo os servidores que atuavam nas secretarias desativadas. A secretaria do Planejamento fica responsável pela execução dos atos necessários às mudanças propostas por Requião.

Mesmo tamanho

De acordo com o coordenador da equipe de transição, o vice-governador eleito, Orlando Pessuti (PMDB), as alterações não implicam aumento ou redução da máquina administrativa. Para Pessuti, “tudo fica do mesmo tamanho” e não representa custo adicional para o estado. Novas mudanças no organograma serão ainda feitas por Requião, após a posse no dia 1.º de janeiro.

Das novas secretarias, duas já tem os nomes dos secretários. Para a Indústria, Comércio e Mercosul irá o empresário Luis Mussi. Na Secretaria da Criança, Emprego e Promoção Social o nome é o do ex-candidato ao governo pelo PT, deputado federal Padre Roque Zimmermann. Para a Secretaria do Turismo, o nome cogitado é o do segundo suplente de deputado federal, Claudio Rorato.

As áreas de Segurança e Justiça ainda não têm titulares. E a nova Casa Civil, agora reforçada pelas ações da secretaria de Governo, deverá ser ocupada pelo deputado estadual Caíto Quintana (PMDB). Foi ele quem pediu ao governador eleito a anexação da secretaria de governo à Casa Civil, para não pulverizar poderes.

Mais duas indicações

A assessoria do governador eleito, Roberto Requião (PMDB), confirmou ontem mais dois nomes para a equipe. O vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Aldair Rizzi, será o novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Para a coordenação da Receita Estadual irá o auditor fiscal Luis Carlos Vieira. Ele é funcionário de carreira da Receita Estadual.

Doutor em Economia pela Unicamp, Rizzi participou da gestão de Roberto Requião na prefeitura de Curitiba exercendo as funções de diretor-geral da Secretaria Municipal de Abastecimento, que tinha como titular o deputado federal eleito Jorge Samek (PT). Integrou os quadros do Ipardes, foi pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR na administração de José Henrique de Faria e disputou a sua sucessão em 1998, mas não teve êxito.

Foi diretor do setor de Economia e Ciências Contábeis da Universidade até eleger-se vice-reitor no ano passado, na chapa encabeçada pelo médico oftalmologista Carlos Moreira Júnior. Militante de esquerda, trabalhou ativamente na campanha eleitoral deste ano em favor da candidatura de Requião, embora não possua qualquer filiação política. Transita bem tanto entre peemedebistas quanto entre os petistas.

Voltar ao topo