Lerner conclui a reforma administrativa do Estado

A nova secretária do Planejamento do Paraná é Yara Eisenbach, que ocupava a chefia do Centro de Coordenação e Programa de Governo da secretaria.

Ela assume o cargo no lugar de Miguel Salomão, que pediu demissão há 45 dias para participar de um projeto do Banco Mundial na África. Neste período, o cargo foi exercido pelo diretor-geral da secretaria, Antoninho Caron.

Lerner também oficializou ontem o jornalista Deonilson Roldo como secretário da Comunicação Social. Ele vinha chefiando a Agência Estadual de Comunicação, designação dada à pasta na reforma administrativa anuniciada pelo governador em janeiro deste ano, mas que foi modificada pela Assembléia Legislativa. No projeto original de reforma, Lerner havia extinto esta secretaria e ainda a do Trabalho.

Os deputados aprovaram a emenda restituindo o status de secretaria às duas áreas. Milton Grein também foi renomeado pelo governador para ocupar o cargo de secretário do Trabalho. A Secretaria de Indústria e Comércio, que seria incorporada ao Planejamento, foi mantida vinculada à Ciência e Tecnologia. A pasta é comandada pelo secretário Ramiro Wahrhaftig.

A secretária do Planejamento nomeada ontem já foi servidora da Copel e atualmente acompanhava e estruturava os contratos de financiamento do governo com as instituições financeiras internacionais. Ela está desde 1995 trabalhando na equipe de Lerner na secretaria.

Redução sutil

A reestruturação administrativa anunciada pelo governador como uma das formas de reduzir o custo da máquina administrativa não foi tão longe . Antes da reforma, eram 22 secretarias; agora, são 17. Lerner extingui a Secretaria de Obras, que passou a ser uma agência, e fundiu as Secretarias de Justiça e Segurança Pública, que passaram a ser denominadas de Secretaria de Justiça, Segurança Pública e Cidadania. O governador aproveitou o prazo de desincompatibilização dos secretários que concorreriam à eleição, em janeiro, para promover a reforma.

Voltar ao topo