| Curitiba, ontem: fim de festa na campanha de rua. |
Um lembrete da Justiça Eleitoral: da zero hora deste domingo até a zero hora do dia 4 (segunda-feira) está proibida a venda de bebidas alcoólicas no Estado. De acordo com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais, a popular Lei Seca segue a resolução n.º 186/04, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Outra informação importante divulgada ontem pela Justiça Eleitoral é que foi determinada a apreensão do jornal Hora H. A decisão foi tomada atendendo pedido feito pelo comitê de campanha do candidato do PSDB a prefeito de Curitiba, Beto Richa. O jornal contém, na sua reportagem de capa, o seguinte título: “Que saudades do Richa verdadeiro”. Na reportagem, a publicação faz críticas a Beto Richa.
Prefeitura
A Prefeitura de Curitiba vai colocar à disposição das pessoas uma infra-estrutura especial para as eleições de amanhã. O plantão de atendimento às necessidades da população no dia da eleição envolve várias secretarias municipais. As 163 escolas municipais serão utilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) como colégios eleitorais. Além do espaço físico, a Secretaria Municipal da Educação vai ceder um funcionário de cada escola, previamente designado pelo TRE, para trabalhar nas eleições. Eles serão responsáveis pela abertura das escolas, ligações elétricas e hidráulicas, segurança contra incêndio e limpeza local, antes e depois da votação.
O município também vai colocar à disposição da Justiça Eleitoral 648 guardas municipais que irão se revezar em quatro turnos na segurança das urnas. A Guarda Municipal estará presente em 144 locais de votação. Os trabalhos começaram ontem e terminam às 8h de segunda-feira (dia 4).
Os cinco postos de saúde com funcionamento 24 horas vão trabalhar com atenção redobrada durante o domingo. Além disso, as ambulâncias do Programa Samu ficarão à disposição da população. O Mercado Municipal não vai funcionar neste domingo. No entanto, o atendimento ao público será normal no sábado, das 6h às 18h, voltando às atividades na segunda-feira a partir das 7h.
Transporte
A Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte da cidade, vai aumentar a frota de ônibus para atender os eleitores que precisarem chegar aos locais de votação no domingo. Serão colocados 228 ônibus extras, o equivalente a 40% a mais na frota que normalmente opera aos domingos. Ao todo, circularão nas ruas 832 ônibus. A Urbs manterá plantões nos terminais e locais de maior movimento de usuários do transporte coletivo para avaliar a a necessidade de acordo com a demanda
A Urbs também disponibilizará duas salas no piso superior da rodoferroviária para atender passageiros e turistas que estão fora de seus respectivos municípios de votação e precisam justificar seu voto. Um posto de atendimento será montado no bloco estadual e outro na ala interestadual. Os eleitores receberão gratuitamente o formulário a ser preenchido para justificar o voto. Cada eleitor deverá estar munido de seus respectivos documentos de identificação. Os locais vão funcionar no mesmo horário determinado pelo TRE para a realização das eleições.