"Furna da Onça"

Polícia Federal caça deputados suspeitos de participação em esquema de compra de apoio político

Foto: Arquivo

Um desdobramento da Operação Cadeia Velha, da Polícia Federal, cumpre 10 mandados de prisão contra deputados estaduais do Rio de Janeiro. Além destes, outras 12 pessoas também são alvos de mandados da operação Furna da Onça,  que investiga um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e loteamento de cargos públicos e mão de obra terceirizada, principalmente no Detran/RJ.

Os alvos, segundo a Polícia Federal, são políticos ligados ao grupo de Sérgio Cabral. O nome Furna da Onça faz referência a uma sala de reuniões localizada na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, onde os parlamentares envolvidos faziam reuniões relâmpago antes das votações.

Alvos da operação

Dez deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) tiveram a prisão decretada – André Correa (DEM), Edson Albertassi (MDB, nova ordem de prisão), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (MDB), Jorge Picciani (MDB, nova prisão, continuando em domiciliar), Luiz Martins (PDT), Marcelo Simão (PP), Marcos Abrahão (Avante), Marcus Vinícius “Neskau” (PTB) e Paulo Melo (MDB, nova prisão). Eles são suspeitos de usarem a Alerj a serviço de interesses da organização criminosa do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), que em troca pagava propina mensal (“mensalinho”) durante seu segundo mandato (2011-14). De acordo com as investigações, a propina resultava do sobrepreço de contratos estaduais e federais. Além de Cabral, comandavam a organização investigada os ex-presidentes da Alerj Jorge Picciani e Paulo Melo, presos um ano atrás na Operação Cadeia Velha.

Entre os outros alvos, estão o secretário de Governo, Affonso Monnerat, o presidente do Detran/RJ, Leonardo Silva Jacob, e seu antecessor Vinícius Farah, recém-eleito deputado federal pelo MDB. Trabalham na operação 48 equipes da PF e 35 membros do MPF na 2ª Região (RJ/ES) e MPF/RJ.

 

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!