Lactec recebe Prêmio Finep de Inovação

O Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) do Paraná conquistou o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, considerado o mais importante na área de Ciência e Tecnologia do Brasil, sendo reconhecido pelas comunidades de cientistas e acadêmicos como a melhor instituição de pesquisa do País neste ano. O prêmio foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao diretor-superintendente do Lactec, Alceni Guerra, em solenidade que reuniu cientistas do País inteiro no Palácio do Planalto, anteontem.

Lula elogiou o desempenho de instituições de pesquisas como o Lactec e da capacidade dos pesquisadores e cientistas brasileiros em vencer desafios e de atingir metas com o desenvolvimento de novas tecnologias, que contribuem para o Brasil superar suas dificuldades e ampliar sua fronteira do conhecimento.

Antes de conquistar o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2003 entregue pelo residente Lula, o Lactec (já pelo segundo ano consecutivo) havia conquistado outro, o de melhor instituição de pesquisa da região Sul do País. A instituição foi escolhida entre outras importantes e destacadas entidades de pesquisa do País, que concorreram ao prêmio, como as Embrapas das regiões Sudeste (desenvolvimento de novas tecnologias para o sorgo e milho), Centro Oeste (algodão) e do Senai-Cimatec, do Nordeste e Fucapi, do Norte do País.

Somente nos últimos quatro anos, o Lactec desenvolveu mais de quinhentos trabalhos, entre novos produtos, processos e técnicas, por uma equipe formada por 539 cientistas e pesquisadores. Quase 28 mil outros ensaios foram realizados por seus pesquisadores nos últimos três anos.

Na entrega do prêmio, estavam presentes os ministros da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, do Desenvolvimento, Francisco Furlan, do Meio Ambiente, Marina Silva, além do presidente da Finep, Sérgio Rezende e parlamentares.

Voltar ao topo