Justiça recebe lista de veículos da Câmara

O juiz da 1.ª Zona Eleitoral, D?Artagnan Serpa Sá, recebeu ontem a relação dos veiculos que servem oficialmente à Câmara Municipal de Curitiba e que ele havia solicitado à Mesa Executiva da Casa com o objetivo de evitar seu uso por parte de candidatos. São 37 carros, dois pertencentes à Câmara e os demais locados por ela para atender os gabinetes e à administração.

A relação deverá ficar à disposição no site mantido pelo tribunal, para permitir que qualquer cidadão denuncie qualquer irregularidade. O descumprimento da determinação legal caracteriza abuso de poder econômico e pode custar o registro do candidato. No caso de funcionários, a lei prevê pena de multa de até 50 mil ufirs.

O presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PMDB), admite que a medida é moralizadora, mas destaca que a Casa já faz um controle da utilização de sua frota. Todos os veículos são modelo Parati, brancos, e indicam a serviço de que vereador estão, inibindo os eventuais abusos. O combustível e o pagamento do motorista são fornecidos pelo próprio vereador, não pelo Legislativo.

Renúncia

Mais uma candidata renunciou à disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba este ano: trata-se de Yara D?Amico, que integrava a chapa do PMDB. O partido pode indicar um substituto até o dia 3 de agosto, conforme determina a lei eleitoral. A chapa, inicialmente composta por 26 nomes, corre o risco de ser desfalcada de mais um, o de Márcia Elizabeth Drehmer de Melo e Silva. Ela é cunhada do governador Roberto Requião e o Ministério Público Federal já opinou que ela é inelegível e o registro deve ser indeferido.

O PFL foi o partido que perdeu o maior número de candidatos até agora. Nada menos que 10 deles renunciaram. Numa primeira avaliação, os coordenadores da campanha acreditam que o alto custo da empreitada está pesando na decisão dos desistentes. As previsões de despesas variam. Há partidos calculando que um detentor de mandato terá que desembolsar entre R$ 300 mil e R$ 700 mil para se reeleger. Para quem tenta pela primeira vez e tem pouca exposição na mídia – que é o caso da grande maioria – a estimativa é ainda mais alta.

De qualquer maneira, o PFL estuda a possibilidade do preenchimento das 10 vagas porque considera os candidatos a vereador grandes puxadores de votos.

Reuniões

Representantes dos partidos políticos e das emissoras de rádio e televisão participam de uma reunião extra-oficial hoje à tarde nas dependências do TRE para tratar do plano de mídia para o horário eleitoral gratuito. E amanhã o juiz da 4.ª Zona Eleitoral, Marco Antônio Antoniassi, fará, às 15h30, o sorteio dos pontos de outdoors remanescentes de Curitiba.

Voltar ao topo