A Justiça Federal marcou para 28 de outubro, às 14 horas, o interrogatório do presidente da maior empreiteira do País, Marcelo Bahia Odebrecht. A audiência será conduzida pelo juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba – base da Operação Lava Jato. Marcelo Odebrecht é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa por envolvimento no esquema de propinas instalado na Petrobras entre 2004 e 2014.

continua após a publicidade

O empreiteiro está preso desde o dia 19 de junho deste ano, quando foi deflagrada a Operação Erga Omnes, 14ª fase da Lava Jato. Em julho, Marcelo Odebrecht e quatro executivos da companhia – Márcio Faria, Rogério Araújo, Alexandrino Alencar e César Ramos Rocha – ficaram em silêncio na Polícia Federal.

Na semana passada, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o mérito do segundo habeas corpus impetrado pela defesa de Marcelo Bahia Odebrecht. Contra o empreiteiro, foi mantida a ordem de prisão preventiva.

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF4, afirmou que a tentativa da defesa de classificar o segundo decreto prisional como artifício para impedir a liberdade de Marcelo carece de razoabilidade. O magistrado ressaltou que foi necessária a segunda decretação que incluísse os fatos novos apurados pela força-tarefa da Lava Jato, “tornando possível ao preso apresentar sua defesa na totalidade”.

continua após a publicidade

No dia 28 de outubro, dia do interrogatório do empreiteiro, também serão ouvidos os dirigentes afastados da empresa Marcio Faria e Rogério Araújo, acusados pelos mesmos crimes de Marcelo Odebrecht. Na mesma data terão audiência com a Justiça os executivos Celso Araripe, Eduardo de Oliveira Freitas Filho e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.

Para 21 de outubro, a Justiça Federal marcou as audiências dos delatores Alberto Youssef, doleiro, e Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. O ex-gerente Executivo da estatal Pedro Barusco prestará depoimento em 22 de outubro.

continua após a publicidade

Os ex-dirigentes da Odebrecht Alexandrino Alencar, César Ramos Rocha e Paulo Boghossian foram intimados para depor no dia 29 de outubro.