Justiça libera produtos da Monsanto

A Justiça liberou a comercialização e aplicação, no Paraná, dos herbicidas Roundup Original, Roundup Transorb e Roundup WG, produzidos pela multinacioinal Monsanto e utilizados como pré-emergentes nas culturas. A decisão foi tomada pela juíza Elisabeth Nogueira Calmon de Passos, da 3.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que concedeu liminar acatando pedido da empresa.

Os produtos, que haviam sido interditados nos pontos de venda do Paraná pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab), também já podem voltar a ser comercializados.

O governo paranaense havia determinado, na semana passada, a interdição e proibição de uso dos herbicidas fabricados pela Monsanto, alegando irregularidades nas bulas dos produtos. A Justiça considerou que a empresa atende todas as exigências legais para a comercialização de seus herbicidas.

Críticas

Anteontem, no Programa “Aqui entre Nós”, da TV Paraná Educativa, o presidente nacional do MST, João Pedro Stédile, criticou os transgênicos e falou sobre o modelo ideal de reforma agrária no Brasil.

Voltar ao topo