Justiça impugna pesquisa do Ibope em Maringá

O juiz Alexandre Kozechen, da 66.ª Zona Eleitoral, negou o registro de nova pesquisa Ibope em Maringá. Em liminar, o juiz acatou pedido da Coligação Sou Mais Maringá (PSB/DEM), que argumentou que a pesquisa beneficiaria o candidato à reeleição Sílvio Barros (PP) por colocar o nome do atual prefeito em todas as hipóteses de segundo turno questionadas.

Encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação, a pesquisa seria divulgada na quinta-feira pela TV Cultura, retransmissora da TV Paranaense e Rede Globo da cidade.

É a segunda pesquisa Ibope impugnada pela Justiça Eleitoral a pedido da coligação do candidato Wilson Quinteiro (PSB), que conseguiu impugnar outro levantamento do instituto no último mês. Assim, o eleitor de Maringá não teve, até agora, acesso a nenhuma pesquisa oficial de intenções de voto no município.

No pedido de impugnação o PSB alega que os motivos que resultaram na impugnação da primeira pesquisa “estranhamente, encontram-se incrustrados no bojo da presente, ou seja, continua a pretender favorecer a eleição do candidato Sílvio Barros”.

O principal questionamento da coligação é quanto à quarta pergunta da pesquisa que, ao indagar o eleitor sobre em que candidato votaria em um eventual segundo turno, apresenta sete quadros diferentes, mas, em todos, o prefeito Silvio Barros é a primeira opção, contra seus sete adversários: Ênio Verri (PT), João Ivo (PMDB), Dr. Batista (PMN), Quinteiro (PSB), Ana Pagamunici (PSTU), Claudemir Romancini (PSOL) e Rogério Melo (PTdoB).

Além de colocar o nome de Sílvio Barros em primeiro lugar em todas as situações, o Ibope não levaria ao eleitor nenhum quadro com dois adversários no segundo turno, sem a participação do prefeito.

Foz do Iguaçu

Já em Foz do Iguaçu, foi divulgada, ontem, a segunda pesquisa Ibope. O atual prefeito Paulo Mac Donald (PDT) lidera com 48% das intenções de voto, subindo 13 pontos em relação à pesquisa de agosto.

Seu principal adversário, Sâmis da Silva (PMDB) caiu de 34% para 24%. Reni Pereira (PSB) manteve-se na terceira posição, com os mesmos 11%. Dilto Vitorassi (PT) oscilou de 5% para 3%. 2% dos entrevistados disseram que votaram em branco ou nulo, enquanto 12% não souberam responder.

Os candidatos Anderson Marcos (PSDC) e Elias Aiex (PSOL) não pontuaram. A pesquisa foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação e registrada no TRE sob o número 1149/2008. O Ibope ouviu 504 pessoas entre os dias 17 e 19 de setembro.