Justiça Eleitoral de Curitiba faz blitz no centro da cidade

Por meio de uma operação conjunta com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o BPTran e a Polícia Militar, a 175.ª Zona Eleitoral de Curitiba realizou ontem pela manhã no calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, uma blitz para verificar a existência de possíveis irregularidades cometidas pelos candidatos a prefeito e a vereador da capital.

Entre outras irregularidades, os fiscais apontaram um problema em um material de campanha que estava sendo distribuído por um candidato a vereador do PPS. Um dos banners que o candidato havia colocado na rua não continha o nome do candidato a vice de Rubens Bueno, Augusto Canto Neto. O fiscal exigiu que ele escrevesse o nome no banner usando um “pincel atômico”.

Outro problema ocorreu com um segundo candidato, que havia deslocado sua barraca na Rua XV além do limite permitido no acordo firmado entre os partidos. Segundo este acordo, o trecho da Rua das Flores onde ocorre maior concentração de pessoas (e que por isso mesmo é muito disputado pelos candidatos) foi dividido em 20 partes. Cada candidato não pode ultrapassar seu limite. Eles usam este espaço em esquema de rodízio, para que todos tenham condições iguais de espaço e visibilidade no local.

Os fiscais também acompanharam a movimentação dos carros de som nas ruas. De acordo com a lei, eles não podem permanecer parados em um mesmo local e devem ter o som limitado a 64 db, para evitar a ocorrência de poluição sonora nas ruas por onde passam.

Candidatos

Hoje, a TV Bandeirasntes promove o primeiro debate às eleições municipais. A emissora reunirá, às 21h, os candidatos à Prefeitura de Curitiba dos oito partidos com representação no Congresso Nacional: Angelo Vanhoni (PT), Beto Richa (PSDB), Mauro Moraes (PL), Rubens Bueno (PPS), Osmar Bertoldi (PFL), Melo Viana (PV), Pedro Manoel Neto (PMN) e Leopoldo Campos (PSTC). Amanhã, será a vez da TV Iguaçu – Canal 4 promover uma série de entrevistas com os candidatos, até o dia 11 de agosto.

O PRP havia ingressado com mandado de segurança junto à 4.ª Zona Eleitoral para tentar garantir a presença de seu candidato, Jorge Luiz de Paula Martins, no debate que a TV Bandeirantes promove hoje. Até o final da tarde de ontem, porém, o candidato não havia conseguido anular o debate.

Voltar ao topo