Justiça define pontos para colocação de outdoors

O juiz Luiz Osório Morais Panza, da 3.ª Zona Eleitoral de Curitiba, definiu ontem, por sorteio, os pontos onde serão instalados os outdoors com propaganda política durante o período das eleições. Pela legislação eleitoral 50% dos outdoors de cada município devem ser reservados para o uso da propaganda política. Em Curitiba, 1.384 pontos foram distribuídos entre os partidos. Deste total, 38 sobraram, e serão sorteados novamente junto com os painéis que forem rejeitados pelos candidatos.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 30% dos pontos serão destinados ao partido que tem candidato à presidente da República, 30% aos governadores e senadores, e 40% aos deputados federais e estaduais. Os partidos não são obrigados a aceitar todos os outdoors sorteados, e podem abrir mão do ponto que preferirem.

O Tribunal não soube informar quantos pontos foram destinados para cada partido, assim como qual o número de outdoors que serão disponibilizados para a justiça eleitoral em todo o Estado.

Por lei, o valor que os partidos pagam pelos espaços publicitários têm que estar na mesma faixa que os cobrados normalmente pelo mercado. O preço médio de um outdoor, por quatorze dias, é de R$ 300 a unidade. Nas eleições de 2000, os candidatos de Curitiba utilizaram 85% do espaço reservado à propaganda eleitoral.

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