Justiça decide abrir urnas das eleições no PMDB

O desembargador do Tribunal de Justiça Sidney Mora decidiu liberar ontem a apuração dos votos da convenção do PMDB de Curitiba realizada no dia 26 de outubro e que havia sido suspensa por determinação judicial. Atendendo a um recurso do diretório municipal do PMDB, o desembargador determinou a abertura das urnas hoje, a partir das 16 horas, na sede do Tribunal Regional Eleitoral.

No despacho, entretanto, Mora ressalva que os vencedores da convenção assumirão o comando do partido em caráter provisório, até que se decida o mérito das ações sobre a validade dos votos dos filiados que não participaram do recadastramento realizado pelo partido. Votaram 1.476 filiados da lista oficial, outros 181 não passaram pelo recadastramento e ainda 111 votantes que não foram confirmados como filiados.

Mora decidiu que os votos dos filiados recadastrados devem ser separados dos que não se submeteram ao processo e votaram amparados por decisão judicial. Os filiados não recadastrados puderam participar da convenção graças a uma liminar concedida ao presidente estadual do PMDB e pré-candidato do partido à Prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet. O grupo de Gustavo disputou a convenção com a ala encabeçada pelo atual presidente do diretório, Doático Santos, e o secretário estadual de Educação, Maurício Requião, que defendem o apoio do PMDB à candidatura do deputado estadual Angelo Vanhoni (PT). Por determinação do desembargador, a apuração deve ser acompanhada pelo juiz do Tribunal de Justiça Adalberto Xisto Pereira.

Voltar ao topo