Justiça condena ex-deputado a pagar multa

O desembargador José Ulysses Silveira Lopes, Juiz Auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral proferiu sentença condenando o ex-deputado Joni Varisco a pagar multa de R$ 53.205,00 por divulgar através do jornal A Cidade pesquisa eleitoral sem registro no dia quatro de abril. A decisão do Juiz foi decorrente de representação da Assessoria Jurídica do PMDB que constatou a divulgação de pesquisa eleitoral sem o registro.

O ex-deputado, através de seu jornal apropriou-se de informações de uma pesquisa de opinião feita com os ouvintes da Rádio Transamérica Light para informar seus leitores que se tratava de uma pesquisa de opinião, dando vantagens ao então pré-candidato do PFL, deputado Rafael Greca como vencedor no pleito de governador caso a eleição fosse realizada naquela data. Joni Varisco utilizou-se indevidamente e sem autorização das informações da emissora de rádio que estavam disponíveis em um site da internet para infringir a lei eleitoral.

Em seu despacho o desembargador destaca que a “Gráfica Editora A cidade S/C Ltda fez mau uso e indevido dos resultados obtidos na pesquisa levada a efeito pela Rede Transamérica de Comunicação na medida que deu publicidade, sem que tenha obtido autorização de seus realizadores, em infringência à legislação eleitoral”.

Candidatos vão ao interior

O candidato do PMDB ao governo do Estado, senador Roberto Requião e o candidato ao Senado, ex-governador Paulo Pimentel reiniciam hoje a série de visitas a todos os municípios do Paraná passando por 24 cidades do Noroeste e Oeste do Estado. A visita começa hoje em Mandaguaçu, na região de Maringá e segue para Ourizona; São Jorge do Ivaí; Japurá; São Manoel do Paraná; Guaporema; Rondon; Indianópolis e Cianorte. Na quinta-feira, ainda na região Noroeste do Paraná Requião e Pimentel visitam as cidades de Tapira; Cidade Gaúcha; Douradina; Ivaté; Icaraíma; Vila Alta; Nova Olímpia; Maria Helena e Umuarama. Já sexta-feira o roteiro de Requião e Paulo segue nos municípios de Alto Piquiri; Brazilândia do Sul; Formosa do Oeste; Jesuítas; Iracema do Oeste; Tupãssi e Cascavel.

Voltar ao topo