Justiça conclui análise de registro de candidatos

O juiz da 1.ª Zona Eleitoral, D?Artagnan Serpa Sá, conclui neste final de semana o exame da documentação apresentada pelos candidatos que requereram registro.

Ele deu prazo até domingo para os que ficaram em dívida com o TRE complementarem os documentos exigidos pela lei. Quem não cumprir, pode ter seu registro indeferido. O juiz pretende ter também a relação dos candidatos que se submeterão a um teste de conhecimentos gerais elaborado por dois professores e um pedagogo da Secretaria Municipal de Educação, no dia 23 de julho, nas dependências do tribunal.

Vão ter que fazer o teste os candidatos que não apresentarem comprovante de escolaridade. De acordo com informações recolhidas pelo TRE, pelo menos mais três municípios aplicarão os testes a candidatos que se enquadram nessa situação: Londrina, Peabiru e Arapoti.

Também ontem representantes dos partidos políticos e de emissoras de rádio e televisão voltaram a se reunir no TRE para discutir o Plano de Mídia que vai vigorar a partir do dia 17 de agosto, quando tem início o horário eleitoral gratuito. A idéia é chegar a um consenso, adaptando os programas produzidos pelos setores de marketing ao tempo que cada um tem disponível. O assunto volta à discussão na quarta feira (21), às 16h, quando está prevista uma nova reunião com o mesmo objetivo.

Impugnação

O juiz D”Artagnan Serpa Sá encaminhou ontem ao exame do Ministério Público documentação apresentada por Márcia Elizabeth Drehmer de Melo e Silva, mulher do secretário estadual da Educação, Maurício Requião. Ela pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba pelo PMDB, mas a lei eleitoral veda a participação de parentes em primeiro grau de ocupantes de cargos executivos na disputa. Márcia é cunhada do governador Roberto Requião.

Ela não sofreu qualquer pedido de impugnação por parte de outros candidatos ou partidos políticos, desta forma o juiz agiu de ofício, requerendo a apresentação da certidão de casamento. Só depois da manifestação do MP o juiz decidirá sobre a elegibilidade da candidata.

Vanhoni prega ação social

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PT, deputado estadual Angelo Vanhoni, disse ontem que é preciso que o próximo prefeito saiba manter os projetos bem sucedidos da atual administração, mas avance no aspecto social, investindo principalmente em educação.

“Não há sociedade no mundo que tenha avançado sem investir em educação. Por isso, acredito que a educação será um elemento transformador da nossa cidade. Vamos investir na educação infantil, na formação do professor primário, sempre guardando o que há de bom e avançando no social”, comentou.

Ao lado do deputado federal Gustavo Fruet (PMDB), Vanhoni destacou a trajetória conjunta de PT e PMDB na luta pela redemocratização e por avanços na área social. “Estivemos juntos na defesa das liberdades democráticas, agimos na vida pública sempre baseados na transparência e hoje me sinto honrado de estarmos juntos na luta para devolver a dignidade à população mais pobre de Curitiba”, destacou Vanhoni.

Empresas recebem Beto

 O candidato a prefeito Beto Richa, da coligação Curitiba Melhor pra Você, teve no abastecimento o principal tema de seu encontro com dirigentes da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e da Associação dos Fornecedores dos Supermercados (Assosuper). Beto participou de um jantar com aproximadamente 60 empresários na sede da Apras, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Joanir Zonta, e pelo presidente da Assosuper, Celso Gusso.

Os empresários encaminharam a Beto Richa uma série de sugestões para análise e possível inclusão no plano de governo, e ouviram do candidato um elenco de propostas já formuladas para o setor. Mas a maior preocupação dos supermercadistas se choca com a política econômica determinada pelo governo federal, do PT: a excessiva carga tributária, que inviabiliza investimentos, de um lado, e, de outro, força a queda do poder aquisitivo da população. Por causa disso, vem caindo o consumo de alimentos e o faturamento dos supermercados.

Mauro percorre bairros em corpo a corpo

O candidato a prefeito do PL, deputado estadual Mauro Moraes, está fazendo um trabalho de corpo a corpo junto ao eleitorado para compensar o pouco tempo de televisão e rádio que o partido terá nesta campanha: 2min4seg. “Não é somente o pouco espaço da mídia eletrônica. É a falta de recursos econômicos, também”, explicou Moraes.

Apesar da chuva que caiu sobre a cidade ontem, Moraes visitou os bairros de Nossa Senhora da Luz e Sítio Cercado. Segundo o parlamentar, a falta de recursos incentiva a procura de novas alternativas. “Já fiz este corpo a corpo em outras campanhas e tenho algumas experiências ótimas deste contato direto com a população. Acredito que mesmo conseguindo maiores recursos, não deixarei de estar com as pessoas, explicando o programa e dando respostas a muitas de suas perguntas.”

Programa

Moraes disse ontem que um dos pontos mais importantes do seu plano de governo é o passe escolar livre. Ele é o autor da lei que concede desconto de 50% nas passagens de ônibus para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. E afirmou que vai estudar a planilha da Urbs (Urbanização de Curitiba) para avaliar a possibilidade de reduzir o valor da passagem. “A grande maioria das cidades já concede o passe escolar livre”, explicou. Segundo ele, sem o subsídio que está embutido na tarifa, seria possível cobrar R$ 1,40 pela passagem de ônibus em Curitiba.

Carreata

Hoje, o candidato estará comandando a carreata do Movimento Curitiba sem Violência na Vila Jardim da Ordem, no bairro Tatuquara. A concentração acontece em fente à Escola Dona Pompilia, a partir das 10h, de onde os carros saem para percorrer as principais ruas do bairro.

Rubens faz caminhada no Pilarzinho

Segurança, desemprego, falta de infra-estrutura urbana e saúde pública são os principais problemas do Pilarzinho, conforme constatou o candidato à Prefeitura de Curitiba pela coligação do Voto Limpo (PPS/PHS), Rubens Bueno. Ele visitou o bairro, um dos mais antigos da cidade, ontem de manhã.

Ao visitar a unidade de saúde da Rua Guy de Maupassant, Rubens observou situações semelhantes às verificadas no posto de saúde 24 horas da Boa Vista. Ele citou o caso da cozinheira Rosicléia Santana, 31 anos, que estava na unidade com sua filha Taís, 7 anos, desde as cinco da manhã e, às 10h30, ainda não havia sido atendida, segundo relato feito por ela. “Não dá para acabar com as filas da noite para o dia. Mas não há lógica nem praticidade no sistema vigente, em que as pessoas ficam horas numa fila para entrar numa triagem, e esperam até meses por uma reconsulta”, afirmou. “O sistema é desumano, precisa ser reestruturado, precisa de resolutividade. E isso só pode ser feito numa ação integrada com as demais prefeituras da Região Metropolitana. É um conjunto de medidas que inclui obviamente a ampliação dos recursos para o setor e rigor máximo quanto ao desempenho funcional”, disse o candidato do Voto Limpo.

Voltar ao topo