Juiz determina apreensão de jornais contra Beto Richa

O juiz da 175.ª Zona Eleitoral, Fernando Ferreira de Moraes, determinou à Polícia Federal busca e apreensão dos tablóides Jornal Opinião Pública e Jornal Opinião Popular, que circularam em Curitiba no final de semana com noticiário considerado falso e ofensivo ao candidato a prefeito da coligação Curitiba Melhor Pra Voce, Beto Richa (PSDB). Foi a primeira decisão do gênero tomada ao longo deste processo eleitoral, em Curitiba.

O juiz determinou ainda que sejam intimados a prestar esclarecimentos o representante legal do Jornal Opinião Pública e da coligação Tá na hora Curitiba, capitaneada pelo PT. Os jornais traziam na capa matérias elogiosas ao candidato Angelo Vanhoni, e na contracapa propaganda do governo federal.

Desde o dia 6, data do início da campanha, a Justiça eleitoral já recebeu 25 ações denunciando irregularidades diversas. O maior número de ações deu entrada na 174.ª Zona Eleitoral, que trata da propaganda de rua: foram 17 até agora. As restantes 8 ações deram entrada na 1.ª Zona Eleitoral, que trata do registro e da impugnação de candidaturas.

Apreensão

O despacho determinando a apreensão dos tablóides, com data de anteontem, foi tornado público ontem, junto com a intimação ao jornal e ao representante da coligação. O juiz Fernando Ferreira da Moraes, com essa decisão, acatou denúncia da coligação Curitiba Melhor Pra Você, determinando que a Polícia Federal investigue e, se for o caso, abra inquérito para apurar crimes eleitorais como divulgação de fato inverídico, afirmação de natureza difamatória ou injuriosa e acusação de conduta omissiva ao candidato Beto Richa. O juiz mandou investigar ainda a participação, nos eventuais crimes, da coligação liderada pelo PT.

Os tablóides associavam o candidato Beto Richa às denúncias de caixa 2 na campanha do prefeito Cassio Taniguchi (PFL) à re-eleição, em 2000, e de irregularidades no projeto do Eixo Metropolitano de Transporte Coletivo.

Voltar ao topo