José Alencar supera marca de Jânio Quadros

O pessoal de gabinete do vice-presidente José Alencar (PRB) comemorou no último sábado os 336 dias de interinidade do chefe na Presidência da República. Com as sucessivas viagens do presidente Lula ao exterior, o vice já superou o curto mandato de Jânio Quadros, que renunciou em agosto de 1961. Com a grande vantagem de não ter colocado o País em nenhuma crise institucional como fez o homem da vassoura.

Nunca ninguém

Enquanto Alencar cuida bem do governo na ausência do presidente, Lula também tem seus motivos para comemorar. Ele vai poder em breve dizer que “nunca antes na história deste País um presidente viajou tanto ao estrangeiro quanto eu”.

Afinal, o chamado “Viajando” Henrique Cardoso, tão criticado à época pelos petistas, em seus oito anos de mandato passou 341 dias no exterior. O que não deixa de ser um espanto.

Mas faltam apenas 5 dias para Lula bater o recorde. Como ele tem mais dois anos de governo e não lhe falta vontade de pegar um avião e bater asas por aí, já pode encomendar a medalha de campeão.