"Sem partido"

João Cláudio Derosso recebe nova denúncia na Câmara

Mais uma denúncia contra o ex-presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (sem partido), foi protocolada ontem no Ministério Público do Paraná (MP-PR). Segundo a vereadora Professora Josete (PT), uma das empresas contratadas para prestação de serviços na Casa durante sua administração seria de propriedade do marido de uma servidora da Urbs, que na época trabalhava para Derosso na presidência, Terezinha de Jesus Ferreira Negrão. O advogado de Derosso, Antônio Augusto Figueiredo Basto, não foi encontrado para comentar o assunto.

Só isso já seria suficiente para ferir a Lei das Licitações. No entanto, a situação é agravada pelo fato que um dos sócios da empresa, conhecida como Parceria Serviços Patrimoniais, era sobrinho de Derosso. Para Professora Josete, o fato demonstra que houve favorecimento de conhecidos e familiares do parlamentar na escolha das empresas prestadoras de serviços à Casa.

Sociedade

O documento apresentado pela vereadora ainda mostra que o sobrinho do ex-presidente da Câmara, João Henrique Derosso Chu, fez parte da sociedade durante pouco tempo (dezembro de 2004 a março de 2005), mas justamente nesse período a empresa foi beneficiada com prorrogação de contrato e reajustes de valores por meio de aditivos. Com o sobrinho, já chega a quatro o número de parentes beneficiados por Derosso durante sua administração -ainda constam na lista, a ex-esposa, Claudia Queiroz Guedes, a ex-sogra, Noêmia Queiroz Gonçalves dos Santos, e a ex-cunhada, Renata Queiroz Gonçalves dos Santos.