Jaques Wagner elogia articulação de Lula em SP

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse hoje que vê com simpatia a articulação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por um novo nome petista para a disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. De acordo com Wagner, o ex-presidente, ao lançar o nome do ministro da Educação, Fernando Haddad, trabalha para fortalecer as opções do PT para disputas majoritárias. “O Lula está apresentando uma novidade para ampliar o plantel nessa disputa para prefeito”, afirmou, em entrevista à imprensa antes de participar de encontro promovido na capital paulista pela revista “Exame”.

De acordo com o governador, o apoio à candidatura de Haddad significa que Lula está oferecendo todo seu prestígio político a um novato em eleições majoritárias. “E o Haddad tem um serviço prestado que é caro a todo mundo, o da educação”, afirmou.

Wagner, no entanto, disse preferir manter-se afastado das articulações políticas do PT em São Paulo. Além de Haddad, há várias pré-candidaturas para a disputa da sucessão do prefeito Gilberto Kassab em 2012. A mais forte delas é a da senadora Marta Suplicy, que já foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004. “Não quero meter o dedo na política do PT em São Paulo”, afirmou. “Aqui é um pouco mais complicado que na Bahia.”