No TSE

Bolsonaro é diplomado presidente da República

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e seu vice, Hamilton Mourão, foram diplomados na tarde desta segunda-feira (10) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

+ Leia mais: Ministros de Bolsonaro já estão quase todos definidos; veja lista completa!

A diplomação ocorre após a aprovação pela Justiça Eleitoral da prestação de contas da chapa eleita. A movimentação financeira da campanha de Bolsonaro foi aprovada pelo TSE, com ressalvas, na última terça (4). Segundo o TSE, a diplomação confirma que os eleitos cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e estão apto a exercer o mandato. A posse de Bolsonaro e Mourão ocorre em 1.º de janeiro.

Leia também: Sem mandato a partir de janeiro, o que será de Roberto Requião?

A diplomação marca o início da “segunda temporada” do processo de transição. Concluídas as indicações dos futuros ministros, é a vez de montar as equipes de segundo e terceiro escalões. Desta vez, Bolsonaro admite aceitar indicações de partidos, mas diz que não haverá troca de favores. Segundo Eliseu Padilha, atual chefe da Casa Civil, o presidente eleito e sua equipe terão, pelo menos, 10 mil cargos de livre nomeação para indicar para o Executivo.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Ex-assessor de Ratinho Jr. é preso em operação do Gaeco contra fraude no SUS