Jaime Lerner eleito para a presidência da UIA

O governador Jaime Lerner venceu ontem, em segundo turno, a eleição para a presidência da União Internacional dos Arquitetos (UIA), entidade que representa cerca de 1,5 milhão de profissionais de 98 países filiados. A eleição aconteceu no Centro de Convenções de Berlim, Alemanha, no encerramento do 21.º Congresso e Assembléia Mundial de Arquitetos. Lerner recebeu 128 votos contra 125 do alemão Andreas Hempl, atual vice-presidente da entidade.

No primeiro turno, também realizado nesta segunda-feira, Lerner havia recebido 85 votos, contra 125 de Andreas Hempl, 42 do tunisiano Hisham al Bakri e um voto em branco. No segundo turno, Hempl repetiu a votação, enquanto Lerner conquistou os votos de Hisham al Bakri e o único voto em branco, atingindo no final os 128 votos que lhe garantiram a eleição.

“Venceu a idéia de fazer um movimento mundial pela melhoria da qualidade de vida nas cidades e o exemplo que Curitiba e o Paraná representam para o mundo”, afirmou Jaime Lerner logo após a divulgação do resultado da eleição. Segundo Lerner, a UIA “é uma das maiores ONGs (Organização Não-Governamental) do mundo e pode contribuir muito para melhorar a vida das pessoas em pequenos, médios e grandes centros urbanos”.

Como presidente da UIA, Lerner terá um mandato de três anos de duração e pretende fazer nesse período “uma celebração às cidades”, com a implantação de ações e programas que ajudem a melhorar a qualidade de vida no mundo. Essa é a primeira vez que um brasileiro vai dirigir a entidade, que tem sede em Paris.

Voltar ao topo