Integração do Mercosul é tema de seminário

O governo do Paraná realiza, nos dias 11 e 12 de agosto, o seminário “Aspectos Políticos e Institucionais do Processo de Integração no Mercosul”. O evento é aberto a empresários, professores, acadêmicos e profissionais interessados no tema da integração regional do Mercosul.

A iniciativa tem objetivo de promover o fortalecimento da integração regional. O seminário reunirá representantes das assembléias legislativas estaduais de todo o Brasil, que irão discutir a importância do papel dessas representações estaduais para o Mercosul.

Organizado em painéis, o evento discutirá temas como “O Poder Legislativo e a Integração Regional”, que terá como palestrante o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia; “O Brasil e a Integração Regional”; os membros da seção brasileira da CPCM; deputado Júlio César Redecker; “O Papel do Legislativo no Mercosul”; e o deputado Berfran Rosado, que vai abordar “A Experiência da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no Mercosul”.

“Segurança Jurídica e Desenvolvimento Econômico no Mercosul” é o tema do segundo painel que terá como palestrantes o consultor legislativo do Senado Federal, Jorge Fontoura, apresentando o tema “Soluções de Controvérsias versus Segurança Jurídica no Contexto do Mercosul”; e o presidente do Centro de Relações Internacionais do Paraná, Rafael de Lala, que falará sobre “A participação da Sociedade Civil no Processo de Integração”.

O último painel, “A Experiência Comercial e Legislativa do Estado do Paraná no Mercosul”, terá como palestrantes o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul Paraná, Santiago Gallo, que vai abordar o tema “A Integração do Estado do Paraná no Mercosul : uma Política Pública”; e o presidente da Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Ribas Carli, que vai expor “A Experiência da Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa do Paraná no Processo de Integração”.

Voltar ao topo