OBSERVADOR

Instituto FHC lança site de debates políticos na internet

O Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) lançou na quinta-feira (21) um site de debates políticos na internet. Chamado de Observador Político (www.observadorpolítico.org.br), a iniciativa pretende ser um fórum de debates de assuntos de interesse do País.

“(O site) é abrigado no iFHC, mas tem uma gestão independente. E isso é fundamental. Não é, rigorosamente, uma ferramenta do PSDB”, afirmou Xico Graziano, ex-secretário estadual de Meio Ambiente e um dos coordenadores do projeto, que conta com uma equipe técnica de cinco pessoas no iFHC, além de dezenas de colaboradores.

Entre os chamados “observadores”, que contribuem com o site, estão o professor de ciência política Paulo Sergio Pinheiro, o cientista político Bolívar Lamounier, o jornalista Rodrigo Mesquita e o ex-secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay.

Em um vídeo postado no site, FHC destacou o papel da internet para mobilizar os cidadãos. “Há um momento em se que diz: ‘Basta, chega’. E é aí que a internet joga um papel grande”, disse. “Não dá mais para alguém dar uma ordem. Alguém vai dar uma ordem sempre. Mas não é isso que vai mudar o mundo. Mudança do mundo depende de mudança de comportamento, e todos querem participar”, acrescentou o ex-presidente.

Na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o site do Instituto Cidadania (www.icidadania.org). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.