Inquérito do caixa 2 já foi remetido ao juiz relator

O juiz da 1.ª Zona Eleitoral, Jorge de Oliveira Vargas, em despacho proferido ontem à tarde, remeteu o inquérito da Polícia Federal referente ao suposto caixa 2 utilizado na campanha à reeleição de Cássio Taniguchi (PFL) em 2000 ao juiz relator do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jaime Stivelberg, conforme determinava a liminar. Na última sexta-feira o promotor eleitoral Valclir Natalino da Silva devolveu ao TRE o processo, atendendo à decisão de Stivelberg, que solicitou os autos e suspendeu o indiciamento do prefeito, proposto pelo delegado da Polícia Federal (PF), Hugo Corrêa Martins.

A liminar foi concedida, pelo próprio juiz, à defesa de Taniguchi na última quarta-feira. Stivelberg suspendeu também o indiciamento do prefeito, que está sendo acusado de crime eleitoral. A Justiça determinou a devolução dos documentos para que o prefeito Cássio Taniguchi possa prestar depoimento, já que o inquérito foi concluído sem que ele fosse ouvido pela PF.

As investigações realizadas pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, em novembro do ano passado; e pela Polícia Federal, a partir de janeiro deste ano, apuraram que o comitê do PFL teria um caixa 2 estimado em R$ 29,8 milhões. A prestação à Justiça Eleitoral foi de que teriam sido gastos R$ 3,11 milhões.

Voltar ao topo