Faleceu ontem, vítima de infarto, o médico Cláudio Murilo Xavier, ex-secretário de Saúde do Governo do Paraná entre os anos de 2003 e 2007, Cláudio exercia a função de assessor especial do governador Roberto Requião (PMDB).

continua após a publicidade

O corpo do secretário está sendo velado no Palácio das Araucárias. Xavier assumiu o cargo de Secretário de Estado da Saúde em janeiro de 2003. Mesmo sem experiência anterior na vida pública, pois atuou por mais de 20 anos como pediatra em consultório particular e trabalhou em vários hospitais, elaborou com sua equipe um planejamento estratégico que tinha como princípio a melhor aplicação do Sistema Único de Saúde, com a agilidade que o setor precisava e garantindo o atendimento integral em todas as regiões do Estado.

Pautou sua gestão na regionalização da Saúde e comandou desde o projeto até a viabilização da construção do maior centro de reabilitação do país, que hoje leva o nome de sua filha que faleceu em 2008, Ana Carolina Moura Xavier.

Xavier pediu para deixar o cargo de secretário de Saúde em 2007 para dedicar-se a Ana Carolina, após a filha do secretário ter sido diagnosticada portadora de leucemia. Ana Carolina faleceu, em decorrência da doença, em março de 2008.

continua após a publicidade

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1984. Xavier era especializado em Pediatria e Neonatologia. Antes de ser secretário, exerceu função de Oficial Médico no Hospital Geral do Estado, no período de 1989 a 1995.

Também atuou como membro do Corpo Clínico e plantonista do Centro Cirúrgico da Neonatologia do Hospital e Maternidade Santa Brígida. Cláudio Xavier tinha 49 anos e morreu em casa, na manhã de ontem, atingido por um infarto fulminante.

continua após a publicidade

O sepultamento será hoje, às 10h no Cemitério Parque Iguaçu. Filho do promotor público e deputado estadual Júlio Rocha Xavier e Maria Tereza Xavier, era pai de Luiz Cláudio. Cláudio Xavier era irmão do empreiteiro Maurício Xavier e primo do presidente do Conselho de Administração da Sanepar, Pedro Henrique Xavier.