Impasse no PMDB deixa dúvidas sobre presidente

Continua nas mãos da Justiça a decisão sobre a apuração dos votos da convenção municipal realizada pelo PMDB no último domingo. Segundo o TRE/PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), onde as treze urnas estão guardadas a pedido do Tribunal de Justiça, ainda não há previsão de quando elas serão abertas.

Enquanto isso, cria-se um novo impasse. O mandato da atual diretoria está encerrado. Com isso, o diretório fica, oficialmente, sem presidente.

“Acabou o mandato do Doático Santos, a convenção está em aberto e há uma vacância na presidência. O presidente estadual do partido, Gustavo Fruet, é quem irá definir se ele continua no cargo ou se assume uma comissão provisória, até a decisão judicial”, explicou o vereador Paulo Salamuni.

Já Doático Santos não vê razão para que uma provisória assuma. “A convenção não está encerrada, apenas suspensa, portanto continuo presidente”, disse. “Estamos fazendo uma avaliação jurídica para nossa contestação, e vamos enviar ao Tribunal Regional Eleitoral amanhã (hoje)”, adiantou. “A ata da convenção se mantém em aberto. Vamos aguardar a decisão, reabrir os trabalhos, fazer a apuração e a proclamação dos eleitos.”

Ele afirmou estar confiante na vitória da chapa Roberto Requião – Oposição Unida, liderada pelo secretário estadual da Educação, Maurício Requião, que defende a aliança com o PT no primeiro turno. “Esperamos apurar rapidamente os votos, porque acreditamos em uma vitória expressiva da chapa do Maurício. Temos 70% dos votos”, informou Doático.

Para Paulo Salamuni, que apoia a chapa Roberto Requião – Candidatura Própria e é encabeçada pelo presidente do Detran, Marcelo Almeida, o resultado será uma surpresa. “Quem ganhar será por uma diferença mínima. Nós temos chance de vitória, mas independente do resultado mostramos que o partido não é unânime na decisão de fazer uma aliança com o PT no primeiro turno. Fizemos uma chapa bem representativa, com o apoio de parlamentares. Lutamos contra a máquina do governo e contra os secretários”, opinou.

Um despacho do presidente do TJ, Otto Sponholz, suspendeu a apuração dos votos da convenção. A sentença, expedida no sábado, foi entregue por um oficial de justiça ao presidente do diretório municipal, Doático Santos. Na decisão, Sponholz determinou que as urnas fossem lacradas e entregues a um fiel depositário, o TRE, até o julgamento do mérito das liminares que permitiram a todos os filiados o direito ao voto, independente de terem ou não sido recadastrados.

“Essa questão pode ser resolvida em três dias, três meses ou três anos. Quem impetrou o agravo, impedindo a apuração, foi a chapa Oposição Unida, que não queria que todos os filiados votassem”, afirmou Salamuni. A orientação inicial da direção do partido era de que apenas os 4.974 recadastrados entre fevereiro e abril deste ano teriam direito a voto. No entanto, três ações cautelares impetradas pelo presidente estadual, Gustavo Fruet, foram acatadas pelos juizes da 3.ª, 6.ª e 19.ª Varas Cíveis de Curitiba, garantindo aos cerca de 26 mil filiados o voto na convenção. Segundo dados do PMDB, 1.770 pessoas votaram.

Gustavo discute crise do partido com Requião

O presidente estadual do PMDB e pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, deputado federal Gustavo Fruet, reuniu-se ontem com o governador Roberto Requião (PMDB), para conversar sobre a crise no partido em Curitiba. Gustavo foi ao Palácio Iguaçu a convite de Requião que, conforme sua assessoria, pediu serenidade ao dirigente estadual do PMDB na condução do conflito com a ala que defende a aliança com o PT já no primeiro turno das eleições do próximo ano.

O governador não gostou do desfecho da convenção municipal do partido, realizada no domingo. O resultado da convenção ficou em suspenso até que a Justiça decida se valem os votos dos filiados que não se recadastraram no prazo estabelecido pelo diretório municipal. Gustavo foi autor de uma ação judicial pedindo o direito de voto a todos os filiados, independente de recadastrados ou não.

Conforme a assessoria do governador, ele pediu que haja mais “tranqüilidade” no processo de troca da direção. E avisou que se houver uma maior radicalização do conflito, poderá deixar de lado a neutralidade e interferir no confronto entre a ala pró-candidatura própria e os simpatizantes do apoio do PMDB à candidatura do deputado estadual Ângelo Vanhoni (PT).

O governador, segundo relatou sua assessoria, reafirmou a Gustavo que a disputa pelo comando do diretório antecipou uma discussão que deveria acontecer apenas no próximo ano. De acordo com o governador, a posição do partido sobre a sucessão municipal não depende da vitória deste ou daquele grupo na eleição para o diretório.

Gustavo não quis se pronunciar ontem sobre a briga interna do PMDB. Ele também não confirmou se cumprirá a ameaça, feita no domingo, de nomear uma nova comissão provisória para dirigir o partido, enquanto o impasse da convenção não chega ao fim. “Não tenho nenhuma decisão. Hoje é o dia do silêncio”, desconversou.

Ainda de acordo com a assessoria do governador, Requião convidou Gustavo para gravar ontem à noite o programa estadual do PMDB que será exibido na próxima segunda-feira. Gustavo justificou que tinha um compromisso fora do Paraná.

De fora

O deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Ângelo Vanhoni, não quis comentar ontem o incidente na convenção do PMDB. “Tenho uma relação positiva com o conjunto do partido. E os problemas internos do PMDB competem ao PMDB resolver”, esquivou-se. (Elizabete Castro)

“Zizo” vence disputa em Foz

Cerca de 700 filiados do PMDB compareceram à sede do partido em Foz do Iguaçu para confirmar a vitória da chapa única denominada Altair Ferraiz da Silva, “Zizo”. O índice superou em quase 55,5% o total de votantes da última convenção. Rui Golin, que respondia interinamente pela direção do partido, foi confirmado presidente da comissão executiva para um mandato de dois anos consecutivos.

O partido de Foz do Iguaçu é o grupamento que tem o maior índice de filiados do interior do Paraná, com aproximadamente oito mil pessoas, informou Golin. Na votação de ontem, cerca de 300 novos militantes assinaram a ficha de filiação à legenda. O prefeito Sâmis da Silva depositou o voto pouco depois das 9h e depois permaneceu na sede recepcionando os militantes e simpatizantes que passaram pelo local durante todo o dia.

“Essa convenção mostra que o PMDB de Foz está cada vez mais unido e mais forte rumo às eleições do ano que vem”, declarou. Segundo o prefeito, o partido está “armado” politicamente para lançar chapa completa ao Executivo e à Câmara de Vereadores. “Já definimos os nomes e será a chapa mais forte da eleição, com nível e qualidade para fazer uma grande bancada.”

Em relação aos partidos aliados, Sâmis disse que isso já está praticamente definido. “As coligações com PMN e PRP estão certas. Os dois partidos vêm com chapa completa também, têm bons nomes e deverão fazer dois vereadores cada legenda”, analisou.

Os secretários Sérgio Beltrame (Governo e Ação Social e Assuntos da Família) e Adilmar Sartori (Gabinete), principais articuladores da convenção, estavam satisfeitos com a participação dos militantes. O deputado estadual Dobrandino Gustavo da Silva, que está articulando o PMDB no Oeste do Paraná, disse que o partido terá candidatos em todas as cidades da região. “É por isso que estamos trabalhando. Nossa intenção é lançar candidatos em todos os municípios do Paraná”, revelou.

O secretário de Estado do Turismo, Cláudio Rorato, que esteve durante a semana no Rio de Janeiro participando do 31.º congresso da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens), disse que não poderia deixar de votar na convenção do seu partido. “Não poderia deixar de vir, a convenção é um marco do PMDB municipal”, revelou.

Na convenção, foram eleitos 45 membros e 15 suplentes para o diretório municipal. O pleito confirmou ainda a eleição de 15 delegados e cinco suplentes para a convenção regional e cinco membros e cinco suplentes para a Comissão de Ética e Disciplina.

A diretoria executiva do PMDB será presidida por Rui Golin, tendo como primeiro e segundo vices Vânio da Silva e Salvador Ramos. Juato Aiala foi confirmado como secretário adjunto e Aparecido Plácido Santos como secretário adjunto. Luís Carlos Alves foi eleito tesouriro e João Batista e Ahmad Al Ghazoui como vogais.

Voltar ao topo