Impasse na reforma tributária pode dar sobrevida à CSLL

O governo já não descarta a possibilidade de manter a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) se a base aliada não concordar em reincluir no texto da reforma tributária dispositivo que permita introduzir alíquotas diferenciadas por setor de atividade no Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ). A reinclusão desse item, suprimido do texto original pelo relator da reforma, deputado Sandro Mabel (PR-GO), foi solicitada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“Queremos acolher a proposta feita pelo ministro Mantega. Mas se a maioria dos líderes não concordar vamos retomar a CSLL”, disse o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), ao ressaltar, porém, que nada está decidido. Pela proposta de reforma, a CSLL será incorporada ao Imposto de Renda – o que significa sua extinção.

Essa foi uma das questões apresentadas na quarta-feira (26) pelos líderes da oposição durante reunião, realizada na liderança do governo, em mais uma tentativa de acordo em torno da reforma tributária. A oposição apresentou 14 pontos para discussão com o governo e a base aliada, na reunião que contou com a presença do secretário para Reformas Econômico-Fiscais, Bernard Appy. Apenas quatro foram discutidos, em três horas de reunião. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo