Entenda!

Imagem que circula nas redes sociais sugere que Sérgio Moro está ‘mudando o mundo’

Apesar de estar causando furor entre os internautas por causa da mensagem que carrega, imagem que circula nas redes sociais é antiga. Foto: Colaboração

Um foto que tem circulado no Whatsapp e em outras redes sociais mostra o juiz federal Sérgio Moro em uma publicidade veiculada em um trem de Portugal, junto com outras personalidades mundiais, com a mensagem “Estamos a mudar o mundo”.

A imagem, que tem causado furor entre os internautas por causa da mensagem que carrega, se refere, no entanto, a uma propaganda antiga, da 5ª edição das Conferências de Estoril, realizada entre os dias 29 e 31 de maio deste ano, em Cascais, em Portugal.

Na ocasião, Moro foi um dos palestrantes do evento, ao lado de outras personalidades que têm se destacado mundialmente na área dos Direitos Humanos, como o antigo agente da Cia Edward Snowden, o político britânico e defensor do Brexit Nigel Farage e o diretor de cinema Oliver Stone.

O congresso tinha como objetivo discutir os problemas inerentes à globalização, como as questões migratórias e a corrupção, que motivou o convite e a participação de Moro no congresso. Na ocasião, o juiz brasileiro disse que a corrupção é um mal que põe a democracia em risco quando se torna sistêmica. “Isso afasta o investimento internacional e mesmo o nacional e põe em risco as instituições democráticas”, afirmou.