IDH incompatível com Estado produtor de grãos

Para o governador Roberto Requião, é um absurdo que o Estado, um dos maiores produtores de grãos do País, tenha 72 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média brasileira. “Cerca de 1,1 milhão de pessoas ganham mensalmente menos de 25% do valor do salário mínimo e cerca de 2,2 milhões recebem meio salário mínimo”, lembrou ontem, durante o lançamento do programa Fome Zero Paraná, no auditório do colégio Bom Jesus, em Curitiba.

Segundo o ministro extraordinário de Segurança Alimentar, José Francisco Graziano da Silva, que esteve na cidade especialmente para o evento, o Fome Zero tem três pilares fundamentais: a crença de que uma alimentação saudável é direito de todos, a implementação de políticas de segurança alimentar emergênciais e estruturais e a formação de uma grande rede de solidariedade junto à toda sociedade.

“O Fome Zero não é um programa baseado apenas em ações emergênciais de combate à fome”, declarou o ministro. “É um programa estruturante, que acredita que só a geração de emprego e renda pode acabar definitivamente com a fome no país. Para que todos os brasileiros possam se alimentar no mínimo três vezes por dia, o programa se preocupa não só com a segurança alimentar e nutricional, mas com a geração de emprego, com o apoio a pequenos e médios agricultores e com o estímulo ao setor empresarial.”

No Paraná, algumas ações ligadas ao Fome Zero já começaram a ser colocadas em prática mesmo antes do lançamento oficial do programa. O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, citou a organização de conselhos de segurança alimentar em praticamente todos os municípios paranaenses, a viabilização de mais crédito junto ao Banco Social e o programa Leite das Crianças.

Voltar ao topo