Ideli Salvati avalia que relatório sobre Renan não tem mais validade

Brasília – A líder do bloco do governo (PT-PSB-PC-doB-PR-PP-PTB), Ideli Salvati, afirmou, nesta quinta-feira (21), que o relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) apresentado ao Conselho de Ética, na prática, não tem mais validade. O parecer sugere o arquivamento da representação do P-SOL para que o colegiado investigue se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teve contas pessoais pagas por terceiros. A representação foi aceita, o processo está instalado, e, agora, o conselho terá que votar o relatório apresentado.

Na avaliação da senadora, a decisão tomada na reunião de ontem (20) por quase a totalidade dos senadores do conselho em aprofundar as investigações, na prática, derrubou as argumentações de Cafeteira. "Não temos que nos preocupar com questões formais. É necessário fazer um entendimento político majoritário para definir os novos procedimentos com base nos critérios da credibilidade, justiça e legalidade."

A partir deste acordo, a senadora acredita que não haverá problemas em derrubar o relatório de Cafeteira e, se for o caso, votar um novo parecer. Para isso, no entanto, o presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC) terá que encontrar um parlamentar que aceite conduzir o processo de investigação contra o presidente do Senado.

Ideli Salvati ressaltou que o momento é de zerar o jogo para colocar uma ordem nos trabalhos do conselho a partir da próxima semana. A seu ver todas as condições estão criadas para um entendimento. "É necessário buscar o consenso (no conselho) para resgatar a imagem da Casa se condenação prévia nem absolvição antecipada do senador Renan Calheiros", afirmou a parlamentar.

Ela é da opinião que os senadores devem, para resgatar esta credibilidade, deixar claro as limitações legais do conselho no processo de investigação. Segundo ela, os procedimentos a serem adotados, regimentalmente, devem ater-se ao que tange a quebra do decoro parlamentar. Ideli Salvati ressaltou que o conselho não tem poderes de investigações para quebras de sigilos, como acontece em comissões parlamentares de inquérito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.