Ibope vê empate técnico em Londrina

A primeira pesquisa Ibope sobre a intenção de voto para o segundo turno da disputa à prefeitura de Londrina, norte do estado, mostra empate técnico entre os dois candidatos.

Com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento mostra Antonio Belinatti (PP) tem 46% das intenções de voto, contra 44% de Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Cinco por cento dos eleitores declararam que votarão nulo ou em branco, enquanto outros 5% ainda estão indecisos. O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 14 e 15 deste mês. A pesquisa foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação e está registrada sob o número 2886/2008, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Se considerados apenas os votos válidos, Belinati está na frente de Hauly por 51% contra 49%, vantagem bem menor que no primeiro turno das eleições, quando o candidato do PP recebeu 98.432 votos (36,38%), contra 63.891 (23,61%) do tucano, que venceu Barbosa Neto (PDT) por cerca de 1.800 votos.

Agência Câmara
Hauly: “Estão fazendo um esforço brutal”.

Ao comentar o resultado da pesquisa, os dois candidatos, que tentaram impugna-la durante a semana, lembraram dos erros cometidos pelo Ibope no primeiro turno.

“Eles estão fazendo um esforço brutal para corrigir os erros do primeiro turno, mas seguem errando, porque temos pesquisas que internas que já nos colocam à frente”, disse Hauly, que nas pesquisas do primeiro turno apareceu até 10 pontos atrás de Barbosa Neto. “Se eles repetirem os mesmos índices de erro, já ultrapassei os 60%”, brincou.

Para Hauly, seu crescimento em relação à votação do primeiro turno já é resultado das inúmeras adesões a sua campanha. “É uma aliança por Londrina, não pelo Hauly. É aliança para a cidade ser administrada com dignidade, com honradez”, declarou Hauly, que recebeu apoio do PDT, PMDB e, até do PT neste segundo turno.

Belinati também acredita estar com uma votação maior que a apresentada na pesquisa. “No primeiro turno, o Ibope errou em mais de seis pontos a minha votação. Como a metodologia é a mesma, devo estar com mais de 57% dos votos válidos”, disse.

Mesmo assim, Belinati comemorou o “primeiro lugar” na pesquisa. “Tenho que agradecer a generosidade do povo de Londrina que me coloca em primeiro lugar, pois minha campanha é feijão-com-arroz, enquanto do outro lado estão os maiores figurões da política paranaense”, disse.