Ibope e Datafolha mostram vitória de Wagner no 1º turno

Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram hoje os resultados das últimas pesquisas para a eleição na Bahia antes da eleição. De acordo com ambos, o governador Jaques Wagner (PT) será reeleito em primeiro turno e também deve conseguir eleger os dois candidatos de sua coligação ao Senado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT).

Segundo o Ibope, Wagner tem 51% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Paulo Souto (DEM), com 18% e pelo ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB), com 15%. O candidato do PV, Luiz Bassuma, tem 2% das citações e os outros três candidatos não pontuaram. De acordo com o instituto, 6% dos eleitores declararam que vão votar em branco ou anular o voto e 10% estão indecisos.

Na corrida ao Senado, Lídice lidera, com 36%, seguida por Pinheiro, com 34%, e por César Borges (PR), que tem 29%. José Carlos Aleluia (DEM) tem 14% das intenções de voto, Edivaldo Brito (PTB) vem em seguida, com 10%, e José Ronaldo (DEM) tem 9%. Os outros cinco candidatos, somados, têm 5%. Os indecisos somam 16% e os eleitores que dizem anular ou votar em branco são 22%.

Segundo o Ibope, foram ouvidas 2.002 pessoas entre os dias 29 e hoje, em 106 municípios do Estado. A margem de erro é de 2% e a pesquisa foi registrada no TRE sob o número 43.881/2010.

Já de acordo com o Datafolha, Wagner será reeleito governador da Bahia com 52% dos votos. Paulo Souto tem 19% da preferência do eleitorado, Geddel tem 14% e Bassuma, 3%. Entre os entrevistados, 7% disseram estar indecisos e 4% que vão votar em branco ou anular o voto.

Segundo o instituto, dos três principais candidatos às duas vagas no Senado pelo Estado, apenas Lídice está garantida, com 36% das intenções de votos. Pinheiro, com 33%, e Borges, com 31%, estão em empate técnico e disputam a segunda vaga. Depois, pela ordem, são mais citados José Ronaldo, com 13%, Aleluia, com 11%, e Brito, com 10%. Votos brancos ou nulos somam 8% e 16% dos eleitores se dizem indecisos.

O Datafolha informou que a pesquisa foi realizada entre ontem e hoje, com 1.715 pessoas, em 49 municípios. A margem de erro é de 2% e o estudo foi registrado no TRE com o número 44.113/2010.